Dicas para Prática

INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA A PRÁTICA DO YOGA EM SALA DE AULA 

1.Escolha um horário que você consiga cumprir com regularidade sua prática. Com o tempo seu corpo se condiciona naquele horário tornando você mais assíduo.

2.Use roupas confortáveis, leves e de preferência largas para facilitar a execução dos movimentos e a transpiração da pele.

3.Prepare-se para a aula, lembrando que é um momento para se energizar de forma positiva. Por isso, se possível tome um banho logo antes da prática e use roupas limpas. Isso favorecerá a sensação de bem-estar. Deve-se esperar pelo menos 1 hora depois da prática para tomar banho.

4.Evite atrasos. A disciplina é um dos pontos mais importantes para seu desenvolvimento. Isso provavelmente será refletido no seu dia-a-dia. Se não conseguir chegar no horário, entre com o máximo de silêncio possível e deite-se para se acalmar por 5 minutos e então siga a orientação do professor.

5.Desligue o celular antes de entrar na sala. Se estiver esperando uma ligação importante, coloque-o no silencioso e ao seu lado. Se precisar, saia da sala para atendê – lo e se mantenha longe do local de prática. Lembre-se que dentro da sala é muito mais silencioso e que é mais fácil escutar o que está fora dela. Todos entenderão sua posição se houver respeito.

6.Se precisar sair antes do término da aula, comunique previamente ao professor. Saia logo antes do relaxamento final ou depois. Evite sair no meio do relaxamento, pois por mais silencioso que você seja, só em abrir a porta desconcentra e pode assustar quem está em silêncio e relaxado.

7.Entre sempre na sala em silêncio contribuindo para a energia de paz no ambiente.

8.Evite caminhar com calçados no local das práticas. Coloque os sapatos fora, no canto da sala ou em local indicado.

9.Aproveite o momento antes da aula para ler os mantras, fazer uma prece ou relaxar para acalmar e sintonizar a mente até iniciar a aula.

10.Se você tiver sentindo algum desconforto ou dores no corpo, informe a seu professor assim que chegar a fim de que o mesmo possa modificar seus ásanas se necessário. As mulheres no período menstrual até o terceiro dia, também devem comunicar ao professor.

11.Se não for importante, deixe as dúvidas para o final da aula. O professor estará mais disponível. Mas caso sinta algum desconforto (tonturas, dores) deverá comunicar imediatamente ao professor. Respeite seu corpo.

Seguindo esses critérios básicos, ficará mais fácil criar um ambiente que favoreça sua concentração, deixando que sua Mente, seu Corpo e seu Espírito entrem em sintonia com a energia do grupo e com a sua Paz interior.