Mestres e Métodos


 

SWAMI SIVANANDA

A vida de Swami Sivananda (1887-1963) é um perfeito exemplo de serviço à humanidade, primeiro como médico e depois como um renomado sábio. Servir a todos, amar a todos, mesclar-se com todos e ver Deus em todos os seres foram os ideais que ensinou e entregou a sua vida.
Nasceu em setembro de 1887 no Sul da Índia e mesmo vindo de uma família ortodoxa, era aberto e não tinha preconceitos. Fez-se médico para servir a humanidade. Serviu aos pobres da Malásia. Escreveu revistas e artigos sobre saúde. Chegou a ter uma posição social muito boa como médico dirigindo dois hospitais, mas resolveu levar uma vida de renúncia. Em 1924 estabeleceu-se em Rishikesh onde encontrou seu guru, Swami Vishwananda . Durante os sete anos seguintes dedicou a maior parte do seu tempo à meditação e atendia aos pobres em uma pequena clínica que ele mesmo estabelecera. Pouco a pouco apareceram os primeiros discípulos.
Os ensinamentos de Swami Sivananda fundiu todos os tipos de yoga em um: Yoga da síntese. Seu lema era: Serve, ama, doa, purifica-te, medita e realiza-te. Para ele, qualquer trabalho era sagrado e nunca recusava a oportunidade de servir e ajudar os demais, nem deixava para o dia seguinte.
Foi autor de mais de 200 livros, com sua mensagem de amor e serviço. Tem discípulos em todo o mundo pertencentes a todas nacionalidades, religiões e credos.

SWAMI VISHNU-DEVANANDA

Um de seus mais dedicados discípulos foi Swami Vishnu-Devananda (1927-1993), a quem enviou para difundir a pratica de yoga no Ocidente. Swami Vishnu Devananda chegou em 1957 a San Francisco e passou vários anos viajando pelos Estados Unidos, dando conferencias e fazendo demonstrações de ásanas (posturas), antes de estabelecer uma rede internacional de Centros e Ashrams de yoga Sivanada Vedanta. Além disto, é um dos principais expoentes mundiais da Raja e da Hatha Yoga. Observando atentamente o estilo de vida dos ocidentais e suas necessidades, sintetizou a antiga sabedoria do Yoga em cinco princípios básicos que são fáceis de incorporar a nossa própria forma de viver e que constituem a base de uma vida longa e saudável. São eles:
Relaxamento adequado (savasana)
Exercício adequado (ásanas)
Respiração adequada (Pranayamas)
Dieta adequada
Pensamento positivo e meditação.

E deu o nome ao método de Yoga Sivananda  em homenagem ao seu Mestre.

​ 

SRI AUROBINDO

Sri Aurobindo, Mestre do Yoga Integral
Filósofo,poeta nasceu em Calcutá 15 de Agosto de 1872
Educado na Inglaterra e ao retornar a Índia luta politicamente pela libertação do seu povo.
Como professor e escritor mantem contato com lideres e ativistas, publica artigos em jornais tentando conscientizar
e libertar a nação indiana do dominio inglês.
Torna – se lider do Partido Nacionalista e acaba preso acusado de instigar um atentado.
É a partir desse acontecimento que ainda na prisão, que Sri Aurobindo tem sua primeira experiencia para despertar uma realidade divina na terra.
Solto, Sri Aurobindo parte então para Pondicherry na Índia, onde vive dedicado permanentemente a sua busca interior.
Em 1914, chega Mira Alfassa , companheira espiritual de Sri Aurobindo, chamada ” Mãe” sendo ela a realizadora e materializadora da comunidade de Yoga Integral.
Graças a esses seres luminosos com sua entrega aspiração e fé, realizaram o trabalho da descida da suprema consciência e estabelecimento da descida da supramente sobre a Terra. Tornando se perfeitos instrumentos da consciencia universal
O Yoga integral não visa uma fuga do mundo para ´ceu ou Nirvana, mas uma mudança de vida e existencia, não como
algo subordinado ou incidental, mas com um objetivo distinto e central.

SWAMI VIVEKANANDA

Foi o principal discípulo de Sri Ramakrishna Paramahamsa e fundador da Ordem Ramakrishna. Assim como seu Guru, afirma que todas as religiões são verdadeiras e que por meio delas o praticamente pode encontrar libertação.
Após a morte de Sri Ramakrishna, Swami Vivekananda
tornou-se monge errante e mais tarde viajou para a américa do norte, onde se tornou o maior propagador da Yoga e do pensamento não dualista de seu tempo.

Raja Yoga
Conhecida inicialmente como caminho óctuplo ou Yoga de Patanjali, a Raja Yoga, muito divulgada por Swami Vivekananda e pela teosofia no final do século XIX, apresenta ao praticante um meio prático para o desenvolvimento de uma vida saudável e auto conhecimento. É uma ciência que por meio de etapas, como as técnicas de respiração, posturas e a meditação, auxilia o praticante a conhecer a realidade, alcançar o despertar e a plena realização.

MAHARISHI KARTIKEYA

Mestre tântrico: Maharishi Kartikeya foi o percussor do Dakshina Tantra yoga e viveu até o início do século 20na India, nos Himalaias durante muitos anos de onde saiu e começou a ensinar. F oi um grande mestre de yoga e dedicou-se ao bem estar da humanidade difundindo raras e valiosas técnicas comprovadamente eficazes na cura de doenças, proporcionando aos indivíduos estabilidade e pureza mental.

DAKSHINA TANTRA YOGA : O TANTRA DA MAO DIREITA.
A Palavra TANTRA significa governar, controlar, manter através de disciplina. O objetivo do Tantra Yoga é o equilíbrio da personalidade, levar o indivíduo a controlar a si mesmo pois, segundo os tantras somente o equilibrado pode perceber e vivenciar que é e sempre foi a felicidade que tanto busca. Para atingir seu objetivo, o tantra observa as características pessoais do aluno e através desta observação, prescreve o tipo de prática para cada indivíduo. O caminho do tantra nos leva a um destino: o autoconhecimento, pois através do autoconhecimento expandimos a consciência e percebemos que já somos a felicidade de que tanto buscamos mas que procuramos essa felicidade no mundo exterior e bens materiais, pois a felicidade é um estado de consciência e também o reencontro com a unidade.